1 de maio de 2009

01 de Maio dia do Trabalhador

Por Pedro Nascimento

DSC04769 O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

DSC04765

Chegou nossa vez de fazer valer nossos direitos aqui no Brasil, estamos sendo massacrados a cada dia que passa por um sistema que sempre privilegia os ricos em detrimento dos pobres, é hora de olhar para frente e construir um novo País.

Nosso partido tem que encabeça essa Revolução, não uma revolução de armas, mas uma revolução de idéias, de propostas, uma revolução da ética. Devemos nos impor frente o Capitalismo selvagem, e sobre toda forma de submissão do homem pelo homem, pois como diria nosso sempre companheiro Trotsky "Nós sobrevivemos a tudo e a todos. A maioria dos partidos de agora estarão sepultados quando a causa a que servimos se imponha ao mundo inteiro. Então o nosso partido, hoje perseguido, será o grande partido da humanidade e esta dona por fim do seu destino.Toda história está a serviço de nosso ideal. Ela trabalha com uma bárbara lentidão, com uma impassível crueldade, mas estamos seguros dela."

DSC04761

 

Viva o Trabalhador! Viva as Lutas Sociais!

Um comentário:

Obrigado pelo comentário