18 de março de 2009

A Juventude e seu papel transformador

Por Pedro Nascimento

cores_da_crise5Ontem, parei para pensar na Juventude, em especial a Juventude de Montes Claros. Nossa Cidade tem cerca de 120 mil jovens se considerarmos a faixa etária compreendida dos 16 aos 29 anos. Nos meus pensamentos veio o descaso com nossa juventude, e da nossa juventude também com Montes Claros.

Muitos de nós jovens, digo “nós”, pois me enquadro nessa faixa etária, que quer ter seu lugar no mercado de trabalho , pensa em ter uma profissão, família, e sonham em possuir um carro, uma moto, viajar etc. Só que quando vejo a juventude de Montes Claros me vem alegrias e tristezas, a juventude de Montes Claros quando quer, faz com que medidas sejam tiradas do papel e colocadas em práticas, prova disso foi a Casa da Juventude, o projeto Pro - juventude, o Meio-passe escolar, dentre outros benefícios, porém essa mesma juventude transformadora é refém de certas “facções estudantis” que a manipulam a seu interesse, exemplo disso é o meio-passe escolar, dois grupos de juventude da cidade, ligados a partidos políticos que hoje estão no poder, na época da campanha eleitoral brigavam pelo meio-passe com unhas e dentes, faziam manifestações, discutiam com a administração e tudo mais. Hoje aprovada à lei do meio-passe escolar e ainda não colocada em prática pela atual administração, tais grupos nada fazem, suspeito não é?! O certo é que os mesmos fazem parte da administração municipal, o porque eu não sei.

Na campanha eleitoral de Tadeu passou um jovem chamando o meio-passe de meia-boca, uma clara referência que o meio-passe aprovado era simples, pequeno e não atendia a quase ninguém, aliás, o próprio Tadeu nos debates eleitorais falava que o meio-passe em sua administração seria uma realidade, e para TODOS, quanta balela era isso. A Câmara deixou o meio-passe aprovado com prazo máximo para entrar em vigor agora dia 27 de Março quando se completa 180 dias de sua homologação. Pergunto: Você já andou com o meio-passe? Acho que não, pois esse não entrou em vigor em nossa cidade apesar da Lei já está pronta e todos os tramites legais cumpridos. Como diria meu pai, nem meio-passe, nem meia-boca, nem nada, essa foi à resposta de Tadeu pra Juventude de Montes Claros.

Gostaria que fosse possível ainda passar propaganda eleitoral, pois seria bom ver aquele jovem empurrando agora outra “Tardeuruga”, opa, desculpe, Tartaruga, pois essa sim está precisando de uma ajudinha.

Temos que ser uma juventude combativa como foram os Caras Pintadas, os alunos da UNB que invadiram a reitoria da instituição e dispuseram um reitor corrupto, precisamos ser jovens como Che, Gandhi, Zumbi, Tiradentes, que com nossa idade já combatiam e lutavam por um mundo melhor. Pense um pouco e reflita, o que estamos fazendo para mudar essa situação, o que temos feitos por nossa cidade, pelo nosso bairro, pelo nosso vizinho, o que temos feito pelo nosso futuro.

Só espero que daqui pra frente a juventude de Montes Claros não tenha memória curta, pois daqui a dois anos tem eleição, e novas forças tentaram manipular a nós jovens, pessoas que na maioria das vez nos dão (já pedindo desculpa pelo termo) a bunda por resposta depois da eleição.

Precisamos acreditar em nós mesmos, no poder transformador nosso, e não em políticos demagogos e oportunistas, precisamos de transformação. Precisamos de JUVENTUDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário